quinta-feira, abril 22, 2010

Angola e EUA abrem voos comerciais directos

BBC 22/04/2010

Angola e os Estados Unidos assinam esta quinta-feira um acordo bilateral para permitir voos comerciais directos entre os dois países.

Para o efeito, chegou a Luanda ao fim da tarde de ontem o sub-secretário de Estado norte-americano, William Burns.

"Encontro-me aqui para assinar com o ministro angolano dos Transportes um novo acordo bilateral de tráfego aéreo que permitirá voos comerciais directos entre os nossos países", disse o sub-secretário de Estado norte-americano, William Burns, à sua chegada.

O acordo bilateral surge numa altura em que União Europeia acaba de levantar a interdição à companhia aérea angolana, TAAG de viajar para território europeu, após ter colocado a empresa na lista negra por razoes de segurança.

A companhia aérea norte-americana, Delta, tem estado há vários anos a tentar criar ligações entre Luanda e Atlanta.

Corrupção

Actualmente existem dois voos directos semanais privados entre Luanda e Houston, para funcionários de empresas petrolíferas. Os outros passageiros só podem chegar ao território norte-americano com ligações via Europa ou Joanesburgo.

Inquirido sobre a nova Lei de Probidade e a linha agora adoptada pelo presidente José Eduardo dos santos de "tolerância zero da corrupção", Burns salientou que essa era uma questão que dependia totalmente dos angolanos.

"Acreditamos que é do próprio interesse dos angolanos trabalhar duramente para resolver esse problema. Penso que os objectivos de promover a transparência e a boa governação são extraordinariamente importantes e a melhor maneira de atrair investimento e concretizar o potencial dos angolanos", dizia William Burns.

O sub-secretário de Estado norte-americano deve encontrar-se esta quinta feira, com o presidente José Eduardo dos Santos, o Ministro de Relações Externas, Assunção dos Anjos e o titular da pasta de Transportes, Augusto da Silva Tomás.

Nenhum comentário: